O fio sintético é um show. Moda política e publicidade (Rhodia S.A. 1960-1970). (pdf)

Bonadio, Maria Claudia – O fio sintético é um show. Moda política e publicidade (Rhodia S.A. 1960-1970). Campinas: Ifch/Unicamp – Departamento de História. Tese de Doutorado, 2005.

RESUMO: Este estudo tem por objetivo analisar as políticas de publicidade empregadas no Brasil pela Divisão Têxtil da Rhodia S.A, entre 1960-1970. Elaboradas por Lívio Rangan,então diretor de publicidade da empresa, foram executadas pela equipe de profissionais da Standard Propaganda, a fim de criar o gosto pelo fio sintético (produto sobre o qual a Rhodia deteve exclusividade de produção, no país, até 1968) e popularizar o seu uso e ocasionaram uma verdadeira “revolução do vestuário”. Essa política de publicidade foi calcada na produção de editoriais de moda para revistas e de desfiles, os quais conjugavam elementos da cultura nacional (música, arte e pintura), com a finalidade de associar o produto da multinacional à criação de uma “moda brasileira”.Tais espetáculos são uma novidade que dinamiza os desfiles e neles introduz uma nova estética
e configuração. A tese ocupa-se, ainda, da importância de tais políticas para a profissionalização do campo da moda no Brasil.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Saber/Lazer no espaço escolar: uma oposição fundamental (tentativa de leitura semiótica)

circon

As produções circenses dos ex-alunos das escolas de circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição do Circo Mínimo (pdf)

circon

Pistas para criadores e possíveis arrepios: Uma experiência de formação (pdf)

Silva