As produções circenses dos ex-alunos das escolas de circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição do Circo Mínimo (pdf)

Matheus, Rodrigo Inácio Corbisier – As produções circenses dos ex-alunos das escolas de circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição do Circo Mínimo. São Paulo: Dissertação Mestrado em Artes – Instituto de Artes – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2016.

Resumo: Por meio do levantamento de reportagens da mídia impressa, da bibliografia existente e de entrevistas com pessoas que participaram do processo, este trabalho investiga o processo de constituição das primeiras escolas de circo da cidade de São Paulo, a Academia Piolim de Artes Circenses em 1978 e o Circo-Escola Picadeiro em 1984 e as transformações, internas e externas ao modo de organização do trabalho circense, que contribuíram para as distintas formas de produção da linguagem circense, em particular do circo paulistano e brasileiro.
A partir dessas escolas, levantamos os grupos que surgiram, formados e fundados por alunos ou ex-alunos, com o intuito de explorar o conhecimento circense adquirido nas escolas e suas estéticas, propondo alterações nos modos de produção e constituição dos espetáculos circenses, assim como do próprio modo de organização do trabalho e do modo de formação e aprendizagem do circo.
Esse levantamento permite discutir os conceitos “representação” (DELEUZE e GUATTARI, 1992, p. 19-20), ou seja, generalizações, resultando nos rótulos “universais” que surgiram para definir os circos no século XX, a maior parte dos quais associados a essa produção pós-escolas de circo, como Circo Contemporâneo, Circo Tradicional e Circo Novo, todos resultantes de uma disputa de poderes e saberes entre os atores históricos e sua relação entre si, com o poder público e com a mídia.
Na parte final, apresenta-se um levantamento da trajetória artística do Circo Mínimo, o seu processo de constituição e uma análise de suas obras mais relevantes a partir das reações da imprensa escrita, à luz do que foi discutido até então.
O trabalho termina concluindo sobre a diversidade sobre a linguagem das artes do circo, da impossibilidade de determinar sobre seus limites e fronteiras e como as condições históricas recentes do Brasil, em particular a ditadura civil-militar, contribuíram para aquelas transformações.
Palavras chave: Artes Circenses, Circo Contemporâneo, Escola de Circo, Circo Mínimo, Grupo de Circo.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Saltimbancos urbanos – A influência do circo na renovação do teatro brasileiro nas décadas de 80 e 90

circon

Do picadeiro ao tablado: o que tem o circo a ensinar à escola? (pdf)

Silva

Intervenções Riso-Clínicas: entre palhaços e trabalhadores na educação permanente em saúde mental (pdf)

Silva