Perseguindo as contingências: uma proposta metodológica para a análise do Espetáculo de palhaço (pdf)

Martins, Daniela Félix Carvalho. Perseguindo as contingências: uma proposta metodológica para a análise do Espetáculo de palhaço. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Dissertação de Mestrado, 2012.

RESUMO: O presente trabalho trata de uma discussão metodológica a cerca da experiência do palhaço em espetáculo. Serão apresentadas as técnicas de investigação e os pressupostos teórico-metodológicos utilizados na pesquisa. Para tanto foi realizada uma breve incursão a cerca do legado histórico dessa arte, além de uma reorientação do aspecto do riso na filosofia de Henri Bergson. Foram realizadas observações sistemáticas em atividades, como também entrevistas antes e após as exibições utilizando o recurso de audiovisual tendo como objetivo: a) identificar quais os modelos pré-fixados para um determinado espetáculo; b) após a exibição, analisar que mudanças ocorreram durante a apresentação. O palhaço opera com um roteiro sucinto aberto para o improviso, a característica flexível dos roteiros viabiliza as ações improvisadas e essas atualizam os roteiros. A relação improviso/roteiro é antes um processo de atualização dos esquemas que uma dicotomia; o improviso e o roteirizado estão entrelaçados na arte do palhaço, os próprios esquemas ao serem construídos não excluem a possibilidade do inesperado. O que nos interessa é a contingência como uma dimensão constituinte da realidade. Essa contingência se dá em articulação com a forma, o roteiro, em um processo de conquista do artista em relação ao seu público. Ao mesmo tempo em que se reserva ao público um espaço na construção da própria obra através de sua participação e reações. E não só o público, recuperando o paradigma ecológico proposto por Tim Ingold elas, as contingências, são frutos da realização organismo-pessoa-em-seu-mundo-da-vida, há um ambiente ou uma paisagem que “atua” juntamente com o palhaço solicitando um movimento de atenção, no caso analisado poderíamos elencar o cachorro, os objetos de cena e uma imponderabilidade de “expressões” desse embodied landscapes.

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