Escola de Palhaços. Estudo sobre a prática pedagógica do Programa de Formação de Palhaço para Jovens dos Doutores da Alegria (pdf)

Balaton, Thaís Caroline Póvoa – Escola de Palhaços: Estudo sobre a prática pedagógica do Programa de Formação de Palhaço para Jovens dos Doutores da Alegria. São Paulo: Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo, 2018.

Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa voltada à formação do artista circense e teatral na linguagem do palhaço e tem como objeto de estudo a investigação da prática pedagógica do Programa de Formação de Palhaço para Jovens dos Doutores da Alegria. Desde o século XVIII, o processo de organização dos artistas circenses passou por várias transformações e a partir das décadas de 1950 e 1960, com o surgimento das escolas de circo, a forma de transmissão de conhecimentos, até então de caráter geracional e familiar, começou a sofrer alterações. Apesar disso, a discussão envolvendo o estudo da formação na linguagem do palhaço é bastante recente. Através do método antropológico etnográfico, conhecido como observação-participante, esta dissertação documenta o processo de formação desta escola e sua trajetória desde 2004, identificando especificidades artístico-pedagógicas de processos de aprendizagem da tradição circenses, assim como de uma linhagem de artistas teatrais da Europa central, que culmina na proposta metodológica da escola criada por Jacques Lecoq, na França, e o interesse do curso pelas relações entre as figuras presentes em folguedos, da cultura popular brasileira, e a linguagem do palhaço. Além disso, um dos resultados dessa investigação apresenta a relevância do papel do jogo nos processos de formação desta linguagem.

Palavras-chave: palhaço; máscara; circo; teatro; pedagogia teatral.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Experimentações clownescas: os palhaços e a criação de possibilidades de vida (pdf)

circon

Do circo ao teatro: a potência da imagem na cena contemporânea (pdf)

Daniel Lopes

Aspectos do processo de abertura à participação feminina na palhaçaria brasileira: especificidades da produção carioca nas décadas 1980 e 1990 (pdf)

circon