A Cia. La Mínima e a comicidade no espetáculo A Noite dos Palhaços Mudos (PDF)

Bastos, Lilia Nemes. A Cia. La Mínima e a comicidade no espetáculo: A Noite dos Palhaços Mudos. São Paulo: Dissertação de Mestrado – Instituto de Artes da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, como requisito parcial exigido pelo Programa de Pós- Graduação em Artes para obtenção do título de Mestre em Artes Área de concentração: Artes Subárea: Teatro, 2013.


RESUMO: A Cia. La Mínima é um grupo circense e teatral formado por Domingos Montagner (1962-) e Fernando Sampaio (1964-) em São Paulo – SP, Brasil. A dupla tem a comicidade, as habilidades circenses e o palhaço como eixos de sua prática cênica. O presente trabalho realiza um histórico da formação dos artistas, uma breve descrição de dez espetáculos produzidos pela dupla entre 1997 e 2012 e um estudo da comicidade na peça A Noite dos Palhaços Mudos (2008), dirigida por Alvaro Assad. A pesquisa envolveu a realização de entrevistas, a observação de espetáculos e de seus registros audiovisuais, a participação em oficinas ministradas por Fernando Sampaio e estudos bibliográficos. A obra Comicidade e Riso, de Vladímir Propp, é o principal referencial teórico da pesquisa. As noções de riso de zombaria, riso não derrisório e a tipologia do riso formuladas pelo autor embasam a descrição dos elementos cômicos no trabalho da Cia. La Mínima. Também são fundamentais a obra Homo Ludens, de Johan Huizinga, e os estudos de Mario Fernando Bolognesi acerca do circo e do palhaço circense. Aspectos artísticos recorrentes na trajetória do grupo compõem a produção cênica da comicidade em A Noite dos Palhaços Mudos: a teatralidade das atuações e da encenação, o diversificado repertório de habilidades dos palhaços circenses, a complementaridade entre os tipos de palhaço Branco e Augusto, a comicidade física, a perícia na representação de atributos típicos do palhaço e a comunicação com o público. A encenação de Alvaro Assad opta pelo uso econômico dos sistemas cênicos em uma pantomima que expõe à plateia as convenções teatrais, colocando-as à serviço da comicidade. A Noite dos Palhaços Mudos une a experiência mímica de Assad à habilidade da Cia. La Mínima em construir a imperfeição, a excentricidade e a irreverência da dupla de palhaços. A zombaria é um dos sustentáculos da comicidade no espetáculo, articulada ao riso não derrisório propiciado pelo aspecto lúdico da encenação e pelo vínculo histórico entre a personagem palhaço e a alegria, a bobagem e o riso descompromissado. Palavras-chave: Cia. La Mínima, comicidade, palhaço, encenação, lúdico.
Área de conhecimento: artes Subárea: teatro

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