Realidades e Particularidades da Formação do Profissional Circense no Brasil: rumo a uma formação técnica e superior (pdf)

Duprat, Rodrigo Mallet. Realidades e Particularidades da Formação do Profissional Circense no Brasil: rumo a uma formação técnica e superior. 2014. 345 f. Tese (Doutorado) – Curso de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.


RESUMOAs significativas transformações na dinâmica social, econômica, estética, arquitetônica e formativa do circo, ocorridas nas últimas décadas, levaram ao estabelecimento de diversos modelos de formação do profissional circense. Diferentemente do que aconteceu com outras linguagens artísticas, como a dança, as artes plásticas, a música e o teatro, que obtiveram reconhecimento oficial para a formação de seus profissionais, a qualificação do circense ainda ocorre sem o reconhecimento do Estado, apesar de sua tradição secular e sua importância socioeconômica. Nesse contexto, esta pesquisa analisou alguns aspectos históricos, conceituais, econômicos, arquitetônicos e estéticos, bem como as distintas possibilidades formativas existentes na atualidade brasileira e de alguns países considerados referência na área, visando uma compreensão ampliada sobre essa problemática. Optamos pela abordagem qualitativa, considerando a natureza descritiva e exploratória do estudo, realizando o levantamento dos dados por meio de diferentes técnicas, entre elas a pesquisa documental, a observação direta em oito escolas de circo e entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a oito coordenadores pedagógicos e/ou responsáveis por essas instituições. As análises revelam que a formação do artista circense vem acontecendo, de modo concomitante, a partir de escolas especializadas, projetos de circo social, cursos livres ou por processos autodidáticos, assim como pelo sistema de maior tradição, isto é, no interior das famílias circenses. Embora a oferta tenha-se ampliado significativamente nas últimas décadas, nenhuma das instituições, sejam públicas ou privadas, obteve reconhecimento oficial para a formação oferecida. Observamos, ademais, que as muitas possibilidades formativas acontecem de modo desconexo, com poucas ações de cooperação e de sinergia pedagógica e política, o que certamente dificulta a qualificação dos circenses, bem como o reconhecimento de sua formação pelos organismos governamentais responsáveis. Assim sendo, propomos alguns elementos norteadores para a elaboração de um projeto político-pedagógico para a formação técnica e superior em Arte do Circo, considerando ainda a necessidade de integrar esses níveis formativos às demais possibilidades já existentes, respeitando as particularidades geográficas, estruturais, econômicas e estéticas regionais brasileiras.

Palavras-chaves: Circo; Arte Circense; Arte do Circo: Formação Profissional; Ensino Profissionalizante; Educação Técnica; Ensino Superior em Artes Circenses.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Mosaico sobre o circo social no brasil: projetos, desdobramentos na cena do circo e nascimento do Circo Teatro Palombar (pdf)

Silva

Valoración de las actividades circenses en la formación del profesorado de Educación Física: Una propuesta para la transformación social en la escuela

circon

Miroel Silveira. Um homem de teatro no espírito de seu tempo (pdf)

circon