Artigos

Teatro de feira e sua relação com o teatro de variedades e circo no Brasil (pdf)

ROCHA, Lílian Rúbia da Costa. “Teatro de feira e sua relação com o teatro de variedades e circo no Brasil”. São Paulo. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita”, Instituto de Artes Campus São Paulo, Estética e Poéticas Cênicas. Mestre. IN: Anais – X Reunião Científica ABRACE – v. 20, n. 1 (2019) – GT CIRCO E COMICIDADE

RESUMO: No Brasil, as expressões artísticas encontradas nas feiras e festas populares foram incorporadas à cena do Teatro de Variedades e do circo e se popularizou em vários teatros brasileiros. As exibições artísticas eram apresentadas em festas religiosas e feiras, em sua maioria produzidos por artistas e pessoas simples que criavam histórias e personagens utilizando o imaginário popular regional. Temos como exemplo desse processo, o ator Francisco Corrêa Vasquez, ele atou nos espetáculos teatrais da barraca “Três Cidras do Amor”, durante o festejo do divino. Depois com a construção da cidade moderna e as mudanças que ocorram no espaço público, esse ator passou a atuar no Teatro de Variedades e em outros teatros da época. Nesse sentido, este trabalho busca por meio dessas transformações, refletir sobre a importância do teatro de feira para construção dos espetáculos de Teatros de Variedades e do circo no Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Teatro de feira. Teatro de variedades. Circo.

ABSTRACT: In Brazil, the artistic expressions found in popular fairs and festivals were incorporated into the Vaudeville and Circus scene and became popular in several Brazilian theaters. The art exhibitions were presented at religious festivals and fairs, mostly produced by artists and simple people who created stories and characters using the regional popular imagination. We have as an example of this process, the actor Francisco Corrêa Vasquez, he played in the theatrical shows of the tent “Three Ciders of Love”, during the celebration of the divine. Later with the construction of the modern city and the changes that occur in the public space, this actor began to perform in the Vaudeville and other theaters of the time. In this sense, this work seeks through these transformations to reflect on the importance of fair theater for the construction of shows of Vaudeville and circus in Brazil.

KEYWORDS: Fair theater. Vaudeville. Circus.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Circo no Pantanal: o ensino da arte em uma escola das águas (pdf)

Daniel Lopes

L’escena catalana: Balanç d’una dècada (2000-2010). Deu anys de circ a Catalunya (pdf)

Silva

Amora do Pé – Em defesa da estética mambembe

circon

Leave a Comment