Artigos

Encontros circenses no Brasil: espaço público, arte e lazer (pdf)

Fernandes, Jéssica Adriana Montanini; Ribeiro, Olívia Cristina Ferreira; Bortoleto, Marco Antonio Coelho – “Encontros circenses no Brasil: espaço público, arte e lazer “; IN: Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte MG, v.7, n.2, p.43-63, mai./ago. 2020.

CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO NA ÍNTEGRA.

RESUMO: Os espaços públicos de lazer permitem a fruição de diversas práticas, dentre  elas, as artístico-circenses. No Brasil,diversos encontros de circo surgiram a partir da década de 1990 contribuindo para o fomento do uso do espaço público para o lazer, bem como para a troca de conhecimentos e promoção artística. Muitos desses encontros ocorrem até os dias de hoje com ampla participação popular. O objetivo foi analisar quatro desses encontros realizados no estado de São Paulo: Circo no Beco, Encontro Campineiro de Malabarismo, Encontro de Malabarismo e Circo da Praça Roosevelt, e o Encontro de Artes Circenses da Zona Leste –Circo na Praça. De modo  específico,  buscou-se  descrever  como  foram  idealizados,  suas  principais  características, quais  atividades  circenses  são  praticadas,  os  motivos  para  a  participação  dos  praticantes  de circo  e  se  existia  algum  tipo  de  relação  com  o  poder  público  local  para  seu  fomento  e manutenção. Realizou-se  uma  pesquisa  qualitativa  com  observações  diretas  nos  encontros, aplicação de  questionários  e  a realização  de entrevistas  semi-estruturadas  com  participantes  e organizadores. Os resultados mostraram que esses encontros são realizados fundamentalmente por  meio  da  ação  cidadã  voluntária,  geralmente  de  modo  independente  do  poder  público,  com ampla  participação  popular.  Conclui-se  que  os  encontros  circenses  representam importantes espaços  para  a  fruição  do  lazer  nos  espaços  urbanos  e  de  fomento  do  circo  na  comunidade local.

Palavras-chave:Circo.Tempo livre. Cultura popular. Artes cênicas. Espaços urbanos.

CIRCUS MEETINGS IN BRAZIL: public space, art and leisure

ABSTRACT: Public leisure places allow the enjoyment of various practices, among them, circus arts. In Brazil, several circus meetings emerged in the 1990s onwards to the use of public space to the leisure activities, to exchange knowledge and to promote arts. Several meetings take place nowadays  showing  massive  participation.  The  aim  of  this  study  was  to  analyse  four  of  them developed at São Paulo state: Circo no Beco, Encontro Campineiro de Malabarismo, Encontro de Malabarismo  e  Circo  da  Praça  Roosevelt,  and  Encontro  de  Artes  Circenses  da  Zona  Leste –Circo   na   Praça.   More   specifically,   it   was   analysed   how   they   were   created,   their   main characteristics, what circus activities are practiced, what reasons attract circus practitioners and if there  was  any  type  of  relationship  with  the  local  government  to  promote  and  maintain  them.  A qualitative study was developed including direct observations at the meetings, surveys and semi-structured interviews to the participants and organizers. The results showed that these meetings are held through voluntary citizen action, generally independent of the public government, having a massive participation. It is possible to conclude that circus meetings are important opportunities for the enjoyment of leisure and the promotion of the circus arts in the local community.

Keywords: Circus. Free time. Popular culture. Performing arts. Urban spaces.

ENCUENTROS CIRCENSES EN BRASIL: espacio público, arte y ócio

RESUMEN: Los espacios públicos de ocio permiten el flujo de varias prácticas, entre las cuales se  encuentran  las  artístico-circenses.  En  Brasil,  varios  encuentros  de  circo  emergen  en  la década de 1990 con el objetivo de promocionar el uso del espacio público para el intercambio de conocimientos  y  como  forma  de  difusión  artística  y  de  práticas  de  ocio.  Diversos  de  estos encuentros  tienen  lugar  hasta  hoy  con  una  amplia  participación  popular.  El  objetivo  de  ese estudio  fue  analisar,  cuatro  de  ellos,  celebrados  en  el  estado  de  São  Paulo:  Circo  no  Beco, Encuentro  Campineiro  de Malabares,  Encuentro  de  Malabares  y  Circo  de  la  Plaza  Roosevelt  y Encuentro  de  las  Artes  de  la  Zona  Este –Circo  en  la  Plaza.  De  modo  específico,  buscouse descriver  como  fueron  idealizados,  sus  principales  características,  cuales  atividades  circenses son  practicadas,  los  motivos  para  la  participación  de  los  practicantes  de  circo  y  si  existía  algun tipo  de  relación  con  el  poder  público  local  para  su  desarrollo  y  manutenimiento.  Se  realizó  una investigación cualitativa, que incluyo observaciones directas de los encuentros y la realización de encuestas  y  entrevistas  semiestructuradas  con  participantes  y  organizadores.  Los  resultados indican que se tratan de eventos organizados por la acción ciudadana voluntaria, generalmente independiente  del  poder  público,  conamplia  participación  popular.  Conluise  los  encuentros circenses representan espacios importantes para el disfrute del ocio y el fomento del circo en las comunidades locales.

Palabras-clave: Circo.Ocio.Cultura popular. Artes escenicas. Espaciosurbanos.

Related posts

A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930 (pdf)

Daniel Lopes

Estudios Oficiales de Circo en España. Una deuda pendiente (pdf)

circon

Comicidade e antirracismo: reflexões sobre criações artísticas e pedagógicas (pdf)

Silva

Leave a Comment