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Circo e revolução: arte e educação proletária na cena russa no início do século XX (pdf)

Kronbauer, Gláucia Andreza ; Nascimento,Maria Isabel de Moura – “Circo e revolução: arte e educação proletária na cena russa no início do século XX”; IN: Foz do Iguaçu PR: ANAIS DA XIV JORNADA DO HISTEDBR: Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa. UNIOESTE, 03 a 05 de maio de 2017.

Resumo: O circo soviético é uma importante referência para as artes circenses ao redor do mundo. Devido a sua posição geográfica, a Rússia mantinha permanente diálogo entre o oriente e o ocidente. Permeada por ideais socialistas no início do século XX e com a necessidade de educar as massas proletárias para uma nova sociedade, trouxe para o cenário manifestações artísticas singulares. Este trabalho tem por objetivo analisar a arte soviética, em especial o circo, como importante instrumento de educação proletária para a revolução socialista. Trata de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em teses, dissertações, artigos, obras literárias sobre o tema, em permanente diálogo com elementos da estética e da educação marxista. O Circo Soviético do início do século XX integrou um movimento de renovação nas artes cênicas, inicialmente proposto pelo ator, escritor e diretor Constantin Stanislavski. Posteriormente, seu discípulo Vsévolod Meyerhold e o “poeta da revolução” Vladimir Maiakovski integraram elementos de circo e de teatro com os textos de forte implicação política e trouxeram para a cena espetáculos que retratavam a luta de classes, a desigualdade social e a necessidade de se construir novas formas de sociabilidade. Encantadores, perturbadores e acessíveis ao proletariado, “Mistério Bufo” e “Moscou em Chamas” são exemplos desses espetáculos. O corpo do herói Bogatyr, da mitologia eslava, assumiu centralidade na expressividade dos atores e se tornou importante signo ideológico, uma referência para o corpo proletário que seria o sujeito da revolução e da construção da sociedade socialista. Podemos citar ainda o clown-tribuno que ultrapassava os palcos, ocupava as ruas em manifestações políticas e utilizava seus discursos para conscientizar a incitar a ação revolucionária. Neste sentido, podemos afirmar que a Arte Russa do início do século XX, em especial o circo, foi importante instrumento de educação das massas proletárias, tanto para instigar a revolução socialista, quanto para construir uma nova sociedade que se desejava.

Palavras-chave: Circo, Corpo, Educação, Revolução Russa.

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