Artigos

A pantomima e o teatro de feira na formação do espetáculo teatral: o texto espetacular e o palimpsesto (pdf)

Camargo, Robson Corrêa de – “A pantomima e o teatro de feira na formação do espetáculo teatral: o texto espetacular e o palimpsesto”, in Fênix – Revista de História e Estudos Culturais – Outubro/ Novembro/ Dezembro de 2006 Vol. 3 Ano III nº 4 ISSN: 1807-6971. Disponível em: www.revistafenix.pro.br

Universidade Federal de Goiás – UFG


RESUMO: Este artigo recupera a forma do espetáculo da pantomima e do teatro feito nas barracas das ferias francesas no período anterior a Revolução Francesa. Apesar de serem marginais na história do teatro, por não se fundamentar na palavra, se constituíram como formas teatrais que definiram o teatro no século XIX e XX, abrindo novos paradigmas para a análise e constituição do espetáculo teatral.

A pantomima e o teatro de feira são formas espetaculares de teatro, que se desenvolvem intensamente nos dois últimos séculos que antecedem a Revolução Francesa, embora centrais no desenvolvimento da arte da cena, não tem sido suficientemente estudadas, por seu caráter imensamente improvisacional e o pelo papel secundário do texto escrito em seu desenvolvimento. Estas duas entidades teatrais compõem momentos centrais na formação conceitual do teatro contemporâneo, principalmente por colocar o espetáculo e não o texto como centro de sua poética.

 *Robson Corrêa de Camargo – Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto de Estética e Antropologia Teatral, e Interpretação para o Teatro dos cursos de Graduação em Teatro da Universidade Federal de Goiás.

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA


Related posts

Any – A Bailarina – quando o circo manda no seu coração

circon

A argumentação do circo contemporâneo: Estratégias argumentativas no release do espetáculo Varekai do Circo du Suleil

circon

Circo no Brasil

circon

Leave a Comment