Quando o Chão não Basta – Reflexões sobre a Virtuose Acrobática em uma Criação Aérea Circense (pdf)

Mendonça, Gabriel Coelho – Quando o Chão não Basta – Reflexões sobre a Virtuose Acrobática em uma Criação Aérea Circense. Campinas (SP): Dissertação de Mestrado; Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas como parte dos requisitos exigidos para a obtenção do título de mestre em Artes da Cena, área de concentração Teatro, Dança e Performance, 2016.

RESUMO: A presente pesquisa de mestrado se debruça sobre o lugar e o papel da virtuose no Novo-Circo. O Novo-Circo é um movimento artístico composto por artistas formados em escolas de circo, não oriundo de famílias tradicionais circenses. Seus espetáculos tem por características o diálogo com outras áreas artísticas, o uso de espaços que não o picadeiro e a lona circense, a retirada do apresentador do espetáculo circense e a busca pela utilização dos aparelhos circenses como fonte criativa e de interação cênica. Estas características se relacionam intensamente com a virtuose acrobática, ferramenta de escrita circense tradicionalmente muito explorada durante os espetáculos de circo, que se estruturam sobre um conjunto de números virtuosísticos costurados pela oratória do apresentador, figura central do espetáculos circense. A retirada deste apresentador do espetáculo circense, a saída da lona e o diálogo com outras áreas artísticas e suas relações com o papel e o lugar da virtuose são tratados, neste estudo, a partir de reflexões acerca do processo criativo de Des-Petalar-Se – um trabalho prático que explora as técnicas aéreas circenses e antecede os estudos de mestrado. Nesta dissertação, o olhar para este processo criativo permite uma verticalização na problemática da virtuose e seu lugar no Novo-Circo. Estas reflexões apontam que a virtuose acrobática, presente em todos os momentos do processo criativo em questão, foi facilitadora para a exploração criativa do aparelho, contribuindo para a interação cênica durante a movimentação acrobática.
Palavras-Chaves: Circo; Novo-Circo; Linguagem Artística; Virtuose Acrobática; Técnicas Aéreas Circenses.

ABSTRACT: This master’s research focuses on the place and role of acrobatic virtuoso in NewCircus. The New-Circus is an artistic movement composed by artists trained in circus schools, not decendant from traditional circus families. Their show’s characteristics are the dialogue with other artistic areas, the use of space beside the ring and circus tents, the withdrawal of the circus presenter from the show and the intent to use circus apparatus as source for creativity and scenic interaction. These characteristics are strongly related to the acrobatic virtuosity. Circus writing tool highly explored during circus show, which are structured on a set of virtuos performances conected by presenter speaking. The withdrawal of this circus show’s host, tents output and dialogue with other artistic areas and their relation to the role and place of acrobatic virtuoso are treated in this study, from reflections on the creative process of DesPetalar-Se. A practical work that explores circus aerial techniques and precedes this master studies. In this dissertation, the look at this creative process allows the verticalization in the issue of acrobatic virtuoso and his place in the New-Circus. These reflections show that the acrobatic virtuoso, present in all moments of the creative process in question, was facilitator for circus apartus creative exploration, contributing to the scenic interaction during acrobatic performance.
Key-Words: Circus; New-Circus; Artistic Language; Acrobatic Virtuoso; Aerial Circus Techniques

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