O velho e o novo circo: Um estudo de sobrevivência organizacional pela preservação de valores institucionais (pdf)

Costa, Martha Maria Freitas da – O velho e o novo circo: Um estudo de sobrevivência organizacional pela preservação de valores institucionais.Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas – Administração Pública. Dissertação de Mestrado, 1999.

RESUMO: O objetivo deste estudo foi o de identificar que dimensões institucionais do circo preservadas nas organizações, podem ter sido responsáveis por sua sobrevivência e capacidade de adaptação diante das inúmeras dificuldades e adversidades enfrentadas ao longo de sua existência secular. Dedicada ao entretenimento e à diversão, esta instituição de origem pré-industrial, resguarda características corporativas e familiares. No entanto, sua estrutura organizacional e suas práticas administrativas aproximam-se das características hoje consideradas tendências das organizações do próximo século. Os resultados do estudo mostram que as organizações circenses guardam características pré e pós industriais. Soube preservar valores e identidade enquanto utilizou-se de todos os benefícios da contemporaneidade. Dessa forma, chega ao século XXI, sobrevivente, como uma organização sui generis e um dos mais bem sucedidos empreendimentos em sua categoria. Mostra também que num século onde a ocupação do tempo livre com atividades culturais, de lazer e entretenimento será objetivo de muitas organizações, o circo pode vir a fornecer bom material de análise.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Saltimbancos contemporâneos – seu aprendizado, suas escolhas e expectativas

giane

INFORMAÇÃO DIGITAL: critérios de qualidade em sites de circo (pdf)

Daniel Lopes

Um estudo sobre a imaginação infantil: subsídios da epistemologia genética de Jean Piaget para a estruturação de praticas voltadas à psicossocialização de crianças

circon