O palhaço negro que dançou a chula para o Marechal de Ferro: Benjamim de Oliveira e a consolidação do circo-teatro no Brasil – mecanismos e estratégias artísticas como forma de integração social da Belle Époque carioca (pdf)

Silva, Daniel Marques da – O palhaço negro que dançou a chula para o Marechal de Ferro: Benjamim de Oliveira e a consolidação do circo-teatro no Brasil – mecanismos e estratégias artísticas como forma de integração social da Belle Époque carioca. Rio de Janeiro: Centro de Letras e Artes – UNI-RIO. Tese de Doutorado em Teatro, 2004.

RESUMO: A tese de doutorado O palhaço negro que dançou a chula para o Marechal de Ferro: Benjamim de Oliveira e a consolidação do circo-teatro no Brasil – mecanismos e estratégias artísticas como forma de integração social na Belle Époque carioca, examina, por meio da análise das peças teatrais de Benjamim de Oliveira e de sua trajetória artística, os processos autorais empregados nestes textos, como uma forma de vislumbrar os expedientes oblíquos e os canais informais de integração social que este artista aciona.
Estas estratégias, utilizadas ainda pelos circenses e pelos grupos negros ligados às casas das tias baianas, na cidade do Rio de Janeiro da virada do século XIX para o século XX, foram uma forma de consolidar sua arte. Inserida neste contexto histórico a produção artística de Benjamim de Oliveira concorre com outras manifestações para moldar a identidade cultural carioca.
Palavras-chave: teatro popular, circo, melodrama, circo-teatro, palhaço.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Tensionando o sentido do agir: o clown e seu potencial criativo (pdf)

Silva

Análise dos sistemas de ancoragens e dos processos de instalação de aparelhos aéreos circenses em estabelecimentos de ensino (pdf)

Silva

Cada nariz em seu lugar: o palhaço, seus afetos e estados em diferentes espaços (pdf)

Silva