O dueto cômico: da commedia dell’arte ao cavalo marinho (pdf)

Santos, Ivanildo Luarino Piccoli dos  – O dueto cômico: da commedia dell’arte ao cavalo marinho. São Paulo: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Instituto de Artes – Programa de Pós-Graduação de Artes , Linha de pesquisa Teoria, Prática, História e Ensino, 2015.

Resumo: Esta tese fundamenta-se na identificação e na análise comparativa das “duplas cômicas” presentes na Commedia dell’Arte italiana e na manifestação da cultura popular brasileira do Cavalo Marinho, bem como faz referência às duplas de palhaços do Circo. Existem muitos traços em comum nessas manifestações cênicas, tais como as características e as funções dos arquétipos cômicos populares nelas presentes. Inicialmente, é apresentado um entendimento sobre as origens, constituição e características dessas “duplas cômicas”, baseado no contexto histórico e artístico do seu surgimento, nos elementos da sua estrutura, na sua função e na sua permanência ao longo do tempo, evidenciando-se alguns de seus principais representantes. A análise tem como ponto de partida o mito do trickster, cuja definição possibilita o entendimento das dualidades surgidas nas manifestações cênicas. Em seguida, é traçado um percurso histórico da Commedia dell’Arte, para chegar aos dois polos arquetípicos cômicos representados por Primeiro e Segundo Zanni, sendo Brighella e Arlecchino, respectivamente, seus representantes ícones. A parte final é dedicada a um estudo do Cavalo Marinho, objeto do mestrado do autor, focado especialmente na relação da dupla cômica de Mateus e Bastião.
Palavras chave: 1. Dueto Cômico 2. Commedia dell’Arte 3. Circo 4. Cavalo Marinho 5.Máscaras Cômicas.

Sommario Questa tesi si basa sull’identificazione e sull’analisi comparativa delle “coppie comiche” presenti nella Commedia dell’Arte italiana e nella manifestazione della cultura popolare brasiliana del Cavalo Marinho, così come fa riferimento alle coppie de pagliacci del Circo. Esistono molte tracce in comune in queste manifestazioni sceniche, come le caratteristiche e le funzione degli archetipi comici popolari in esse presenti. Inizialmente, viene presentata una visione delle origini, costituzioni e caratteristiche di queste “coppie comiche”, basata sul contesto storico ed artistico della loro nascita, sugli elementi della loro struttura, sulla loro funzione e sulla loro permanenza nel corso del tempo, evidenziando alcuni dei suoi principali rappresentanti. L’analisi ha come punto di partenza il mito del trickster, la cui definizione permette la comprensione delle dualità sorte nelle manifestazioni sceniche. In
seguito, viene tracciato un percorso storico della Commedia dell’Arte, per giungere ai due poli archetipici comici rappresentati da Primo e Secondo Zanni, essendo Brighella e Arlecchino, rispettivamente, le loro icone più rappresentative. La parte conclusiva è dedicata a uno studio sul Cavalo Marinho, oggetto del master dell’autore, focalizzato soprattutto sulla relazione della coppia comica di Mateus e Bastião
Parole chiave: 1. Coppia Comica 2. Commedia dell’Arte 3. Circo 4. Cavalo Marinho 5.Maschere Comica

Abstract This thesis is based on the identification and comparative analysis of “comedic double” present in the Commedia dell’Arte italian and the manifestation of brazilian popular culture Cavalo Marinho and refers to the pairs of circus clowns. There are many common traits in these scenic manifestations, such as the characteristics and functions of comic archetypes popular present in them. Initially, it presented an understanding of the origins, formation and characteristics of “comedic double” based on the historical and artistic context of its emergence, the elements of its structure, its function and its permanence over time, demonstrating some of its main representatives.The analysis takes as its starting point the trickster myth, whose definition enables understanding of the dualities that arise in performing demonstrations. It is then traced a historical course of the Commedia dell’Arte, to get the two comedic archetypal poles represented by First and Second Zanni, Brighella and Arlecchino, respectively, their icons representatives. The final part is devoted to a study of the Cavalo Marinho, author of the master object, focused especially on the relationship of double comedic Mateus and Bastião.
Key words: 1. Comic double 2. Commedia dell’Arte 3. Circus 4. Cavalo Marinho 5. Comic Mask

CLIPE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Teatro plural: a multiplicidade de linguagens

circon

Olha a palhaça no meio da praça: Lily Curcio, Lilian Moraes, questões de gênero, comicidade e muito mais! (pdf)

circon

Circo: modos de habitar e construir (pdf)

Silva