O circo e o artista: Os processos de formação do artista circense nas circo-escolas Laheto e Catavento (pdf)

Marcucci, Yasmim Stella Domingues – O circo e o artista: Os processos de formação do artista circense nas circo-escolas Laheto e Catavento. Goiânia (GO): Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais – Licenciatura. Monografia apresentada como pré-requisito para a aprovação na disciplina Trabalho Final de Curso 2, da Faculdade de Ciências Sociais, 2018.

Conforme solicitação da autora, disponibilizamos seu e-mail: yasmim.marcucci@gmail.com

Resumo:  A partir do trabalho de campo realizado desde 2017 em diversas escolas de circo surgiu o tema desta pesquisa. Participei mais ativamente da escola de circo Laheto e da Companhia Catavento que mais atendiam aquilo que propus a pesquisar: o que faz um artista de circo ser um artista de circo? Então, a pesquisa voltou seu olhar para os processos de formação do artista circense, especificamente, a partir das circo-escolas que oferecem uma base de vivência, conteúdo, e trabalho para aqueles que buscam a vida artística. Esta pesquisa se divide em dois eixos principais: o primeiro são as descrições dos espaços escolares e segundo trata dos processos de ensino e aprendizagem para a realização do que é ser artista. Portanto, as investigações envolveram as metodologias das circo-escolas, a agência dos professores e alunos, os conteúdos transmitidos, a produção dos corpos que estendem-se aos instrumentos e aparelhos circenses,e os valores morais circenses. O artista é um corpo não natural trabalhado e educado através do fazer, do assistir e refazer, da rotina, da dor, da disciplina, da repetição de movimentos. Soma-se a isso uma mensagem que se deseja transmitir com o corpo, narrativa dotada de subjetividade, difícil de captar em palavras que, por sua vez, permeia e dá a magia para todo um espetáculo. Conclui que o artista circense vai além de puras técnicas de tecido acrobático ou de acrobacia de solo, passa por processos de construção e reconstrução de si mesmo e da própria definição de circo.
Palavras-chave: Antropologia. Corpo. Circo. Artista.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Mulheres Palhaças: percursos históricos da palhaçaria feminina no Brasil (pdf)

circon

Você treina ou ensaia? Questões no campo circense que repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (pdf)

Daniel Lopes

Garantias e Direitos Constitucionais para o Circo – Patrimônio Cultural e Ação Popular

circon