Metáforas de tempo e memória em João Cabral de Melo Neto (pdf)

Fassi, Regiane Cristina – Metáforas de tempo e memória em João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Literatura e Crítica Literária. Dissertação de Mestrado, 2007.

RESUMO: O objetivo desta dissertação é estudar os procedimentos de construção de imagens poéticas, que tem a fonte criadora em sua visualidade, ou seja, na criação de imagens, relacionadas com o tempo e com a memória na obra de João Cabral de Melo Neto. De sua obra, recolhemos os poemas escritos a partir de Museu de tudo (1974); dessa obra selecionamos o poema “O Profissional da Memória”; de A Escola das Facas (1980), “Prosas da Maré na Jaqueira” e “Menino de Três Engenhos”; de Crime na Calle Relator (1987), “O Circo” e “Cenas da Vida de Joaquim Cardozo”. Para analisar os poemas, realizamos um estudo sobre a importância que o tempo e a memória adquiriram ao longo da existência humana e sobre as figuras de linguagem relacionadas ao discurso metafórico. Na análise dos poemas, buscamos apreender como João Cabral de Melo Neto traduz, em seus poemas, concepções de tempo e memória. Verificamos que tempo e memória, em poemas cabralinos, são traduzidos em imagens, vivificados em diferentes metáforas. O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro aborda questões sobre tempo e memória, e a preocupação com os efeitos provocados pelo tempo e o papel da memória, na tentativa de preservar os acontecimentos contra os efeitos causados pelo esquecimento. O segundo descreve a trajetória da metáfora e seus desdobramentos. O terceiro apreende os procedimentos metafóricos na construção de imagens de “tempo” e “memória” nos poemas. Entre outras conclusões, verificamos que as preocupações relativas ao tempo e à memória, surgidas no princípio da carreira do poeta, transformaram-se, atingindo caráter obsessivo, na tentativa de apreender a efemeridade do tempo e as conseqüências que acarreta

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Você treina ou ensaia? Questões no campo circense que repercutem nos processos de aprendizagem/criação/performance na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (pdf)

Daniel Lopes

Redução de danos e vínculos com usuários de drogas: a escuta do olhar de um palhaço (pdf)

Silva

A contemporaneidade da produção do Circo Chiarini no Brasil de 1869 a 1872 (pdf)

circon