Jogando no Quintal: a (re)invenção na relação entre palhaço e improvisação (pdf)

Hércules, Thaís Carvalho. Jogando no Quintal: a (re)invenção na relação entre palhaço e improvisação. São Paulo: Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. 2011.

RESUMO: A Cia. Do Quintal, ao estrear o espetáculo Jogando no Quintal, alimentou o debate acerca das relações entre palhaço e improvisação. Realizado inicialmente no quintal da casa do ator Cesar Gouvêa, o espetáculo é uma disputa de improvisações entre duas equipes de palhaços, a partir de sugestões da plateia. Em virtude dessa inter-relação de linguagens – por um lado a impro (espetáculos improvisados que seguem como base o trabalho de Keith Johnstone) e por outro lado o palhaço Jogando no Quintal suscitou discussão sobre como cada um desses modos de atuação se entrecruza no espetáculo. Como forma de solucionar essa questão, foi necessário analisar de que maneira o teatro vem desenvolvendo a improvisação desde o começo do século XX; buscar as influências que repercutiram durante a trajetória do espetáculo Jogando no Quintal até o presente momento como o projeto Doutores da Alegria, o trabalho de Cristiane Paoli-Quito, os Matches de improvisação e o Teatro-esporte; e, por fim, comparar os modos de atuação de um improvisador contemporâneo com o palhaço – o que os aproxima e o que os diferencia. Sendo assim, foi possível compreender a importância de Jogando no Quintal como um projeto propositor e autoral, que contribui para o panorama nacional de teatro, sobretudo das companhias que privilegiam os processos coletivos ou colaborativos de criação e daquelas que, assim como a Cia. do Quintal, também estudam a impro ou o palhaço no teatro.

Palavras-chave: Improvisação, palhaço, comicidade, Jogando no Quintal, companhias teatrais

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

As múltiplas linguagens na teatralidade circense. Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no final do século XIX e início do XX (pdf)

circon

Para além do picadeiro… o Circo Universal e o uso dos espaços urbanos pela arte circense em Porto Alegre no século XIX (pdf)

circon

O espetáculo do melodrama: arquétipos e paradigmas

circon