Entre terapeutas e palhaços: a recalcitrância em ação (pdf)

Tsallis, Alexandra Cleopatre. Entre terapeutas e palhaços: a recalcitrância em ação. Rio de Janeiro: Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro como requisito parcial para obtenção do Título de Doutor em Psicologia, agosto de 2005.


RESUMO: O objetivo do presente trabalho foi refletir acerca da prática de intervenção realizada em um grupo reflexivo de mulheres vítimas de violência intrafamiliar e numa oficina de palhaços. Para esta finalidade, trabalhei com as proposições da Teoria Ator-Rede, tal como concebida por Bruno Latour. Esta proposta tem implicações tanto teóricas quanto metodológicas. Seu intento teórico é passar ao largo de dicotomias como sujeito/objeto, entre outras e propor novas categorias que permitam alicerçar a ciência em pilares distintos, como, por exemplo, a noção de actante (que inclui tanto humanos, quanto não-humanos). Já no que concerne a metodologia, sugere acompanhar os acontecimentos de modo a garantir a possibilidade de uma escrita etnográfica. Assim sendo, durante o ano de 2003 realizei o trabalho de campo que foi, basicamente, observar os encontros realizados por ambos os grupos. A partir de situações ali presenciadas, percebi os momentos de recalcitrância vividos pelo grupo como um bom parâmetro para entender a prática de intervenção. Os episódios recalcitrantes permitiam vislumbrar como se movimentavam os vínculos existentes nos coletivos (associações de humanos e não-humanos) em questão. Finalmente, pautada nessas situações, pude mapear a prática de intervenção dos grupos estudados, utilizando a recalcitrância como unidade de medida.
Palavras chave: Teoria Ator-Rede, Recalcitrância e Grupos

Veja Também: Alexandra Cleopatre Tsallis fala um pouco sobre o palhaço.

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

O Circo no Cinema dos Trapalhões

circon

O que (não) é circo? Circ/uns/grafia nas artes da cena (pdf)

Daniel Lopes

Luz-personagem: O jogo de manipulação da iluminação cênica em cenas cômicas (pdf)

Silva