Entre o contemporâneo e o grotesco: Piolin e as comédias de picadeiro encenadas entre 1933 e 1960 (pdf)

SOUZA JUNIOR, Walter de – Entre o contemporâneo e o grotesco: Piolin e as comédias de picadeiro encenadas entre 1933 e 1960. São Paulo SP: Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes – RELATÓRIO CIENTÍFICO Bolsista de pós-doutorado, novembro de 2012.

Introdução
Todas as dialéticas são engraçadas.
Oswald de Andrade
O palhaço Piolin pode ser definido como um personagem cômico cuja
contribuição à cultura nacional se deu a partir de uma oscilação dialética: entre o
contemporâneo e o grotesco. Ou melhor, entre o improviso e a tradição. Ainda: entre o cotidiano e a História. Novos pares dialéticos podem ser montados ao gosto da assistência que, aliás, só está interessada numa única coisa: rir. Ou, mais ainda: se arrebentar de rir. Seja a partir da própria figura do excêntrico , o que já é motivo para tanto, seja em suas atuações dramáticas, nas entradas e reprises geralmente encenadas com um de seus “cloms” – Pinati, Toni, Figurinha, Xuxu – ou nas comedinhas, chanchadas, farsas ou combinados, das quais participavam grande parte de sua família e outros atores contratados, embora gravitassem ao redor de seu humor e de seu poder de improvisação.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

Escola de Palhaços. Estudo sobre a prática pedagógica do Programa de Formação de Palhaço para Jovens dos Doutores da Alegria (pdf)

Silva

As Artes Circenses como Possibilidade de Atuação em Instituições de Saúde Mental (pdf)

Silva

Análise de referências de teses e dissertações sobre circo: um estudo no repositório institucional da Universidade Estadual de Campinas (pdf)

Daniel Lopes