Clown: corpo risível na Educação Física (pdf)

Marangoni, Roberta – Clown: corpo risível na Educação Física. Campinas: Faculdade de Educação Física – Unicamp. Trabalho de Conclusão de Curso, 2003.

RESUMO: Este trabalho de monografia segue referencial teórico das Ciências Humanas e teve como objetivo refletir sobre o corpo risível do clown (palhaço) no contexto Educação Física, tratando assim da relação entre a comicidade e o corpo.
Compreender o riso como manifestação humana faz-nos questionar acerca da origem real do risível e a sua significação em diferentes culturas. Por que achamos engraçado quando alguém tropeça em algo e vai ao chão por simples distração? Do que ou de quem rimos?
Gestos, movimentos e expressões que nos fazem rir são apenas algumas das formas da arte clownesca. A liberdade do clown de ser quem realmente é, faz com que o homem assuma todas suas falhas e fraquezas, sendo assim ele mesmo: ser humano. O corpo ridículo, fora dos padrões de beleza, disforme, grotesco, um corpo-clown.
Coube ainda a este trabalho revelar o encontro da autora com a arte clownesca na vida acadêmica da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. 

CLIQUE PARA LER ESTE TRABALHO NA ÍNTEGRA

Related posts

O discurso dos Doutores da Alegria: análise semiótica das estratégias comunicativas junto ao público infantil (pdf)

circon

A contemporaneidade da produção do Circo Chiarini no Brasil de 1869 a 1872 (pdf)

circon

Reviravoltas circenses: os múltiplos sentidos dos truques circenses sob o prisma dos gestos dançados entre percursos geracionais na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (pdf)

Daniel Lopes