A rua é o picadeiro e o céu é a lona: a criação de uma palhaça brincante (pdf)

ALMEIDA, Raquel Franco – A rua é o picadeiro e o céu é a lona: a criação de uma palhaça brincante. Natal: (Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2014.

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de criação da palhaça Keke Kerubina, explicitando como a experiência na criação de uma atuante abrange singularidades criativas e agenciamentos sensíveis ao longo do processo, que ressoam nas práticas expressivas do corpo, em ressonância com o espaço de atuação cênica. Por conseguinte, a investigação durante essa trajetória de composição, foram revelando um processo criativo que crava sua comicidade, individualidade e atuação, na exploração de uma corporeidade brincante advinda dos brinquedos populares maranhenses do bumba-meu-boi e tambor de crioula, o que gestou durante a pesquisa a noção de palhaça brincante. Esse contexto de abordagem, também imbrica a análise do espaço cênico de criação e atuação da palhaça que é a rua, se revelando como ambiente multifacetado de construções sígnicas, bem como de sujeitos e práticas socioculturais, sendo um universo que atravessa e influência o processo criativo em questão e são analisados na pesquisa a partir do jogo relacional entendido na tríade espaço urbano -palhaça brincante – público.

Palavras Chave: cena de rua, palhaça brincante, processo de criação, comicidade, espaço urbano, corporeidade, público.

CLIQUE PARA LER ESTE ARQUIVO NA ÍNTEGRA

Related posts

Modalidades Circenses e a Formação da Licenciatura em Teatro na Escola de Teatro e Dança (UFPA) (pdf)

Silva

As influências do circo social para os egressos da Escola de Circo Dom Fernando/Instituto Dom Fernando/Proex – PUC-GO, Goiânia – 1009-2009. (pdf)

circon

O corpo cômico em jogo: um estudo acerca da improvisação do palhaço (pdf)

circon