A formação circense: Saberes éticos e técnicos (pdf)

Silva, Pedro Eduardo da – A formação circense: Saberes éticos e técnicos. São Paulo: Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2021.

RESUMO: Esta tese destina-se a expor e a analisar os sistemas de formação circense brasileiros no período entre os anos de 1936 e 2000, por meio de informações obtidas de fontes primárias (entrevistas). O trabalho baseou-se na hipótese de que a atividade circense criou uma epistemologia de ensino-aprendizagem calcada na tradição oral e na itinerância. Os circenses entrevistados forneceram aspectos extremamente particulares que demonstram a idiossincrasia construída com práticas e raciocínios próprios dos circenses dessa época. A conclusão final é de que, além da tradição oral, principal amálgama de difusão do movimento de transmissão e absorção de saberes, no circo outras estruturas corroboram para a formação ética e técnica: a memória, que embasa a importância dos saberes dos entrevistados; o rizoma, que contextualiza e mapeia o movimento itinerante do circo; a ambiência, que demonstra a potência de um lugar que promove a interligação de pessoas e de seus saberes e a repetição oferecida por meio da itinerância. Por fim, trago algumas narrativas dos entrevistados com o intuito de demonstrar que o espírito de inventividade parte da relação dos indivíduos que encontram um veículo de fomento da liberdade de criação e do empreendimento oferecido pelo circo brasileiro.

Palavras-chave: circo, circense, tradição oral, rizoma, memória, itinerância

 

RESUMEN: Esta tesis tiene como objetivo exponer y analizar los sistemas de formación circense en el período comprendido entre 1936 y 2000, a través de información obtenida de fuentes primarias (entrevistas). El trabajo se basó en la hipótesis de que la actividad circense creó una epistemología de la enseñanza-aprendizaje basada en la tradición oral y la itinerancia. Las personas de circos entrevistados aportaron aspectos sumamente particulares que demuestran la idiosincrasia construida con prácticas y razonamientos propios de los circos de esta época. La conclusión final es que, además de la tradición oral, principal amalgama del difusión de transmisión y absorción del conocimiento, en el circo, otras estructuras corroboran para formación ética y técnica: la memoria, que sustenta la importancia del conocimiento de los entrevistados; los rizoma, que contextualiza y mapea el movimiento itinerante del circo; la ambience, que demuestra el poder de un lugar que promueve la interconexión de las personas y sus conocimientos y la repetición que ofrece a través del itinerancia. Finalmente, traigo algunas narrativas de los entrevistados para demostrar que el espíritu de inventiva parte de la relación de individuos que encuentran un vehículo para fomentar la libertad de creación y sus emprendimiento que ofrece el circo brasileño.

Palabras clave: circo, persona de circo, tradición oral, rizoma, memoria, itinerancia

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