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Piolin, Cadilac, Mafalda Mafalda et Clowndette Maria: tradition et l’élargissement de la scène clownesque vivante (pdf)

GOUDARD, Philippe; SALVATORE, Laura Marques de Souza. Piolin, Cadilac, Mafalda Mafalda et Clowndette Maria: tradition et l’élargissement de la scène clownesque vivante. Repertório, Salvador, ano 23, n. 34, p. 179-199, 2020.1

RESUMO
Um palhaço com corpo de mulher e com um figurino que torne este corpo visível é atualmente conhecido como uma palhaça. Já há algum tempo, no Brasil, este termo vem persistindo no  diálogo entre artistas de nossos dias, embora ainda haja uma resistência para a aceitação da figura da palhaça no meio circense. Nessas circunstâncias, julgamos necessário pensar sobre a importância do surgimento da palhaça na arte da palhaçaria. A reflexão aqui proposta se baseia, portanto, na tradição e na renovação das artes circenses, em geral e, da palhaçaria, em particular, realizadas no Brasil. Para tanto, nos dirigimos ao estudo da história, do legado, das criações e repercussões dos palhaços Piolin e Cadilac, atuantes no séc XX, e das palhaças Mafalda Mafalda e Clowndette Maria, ativas na contemporaneidade. Piolin e Cadilac são figuras importantes para a documentação, a memória e a história das artes circense, enquanto as palhaças transitam entre a interdisciplinaridade e o hibridismo nesta linguagem. A partir deste estudo e reflexão, afirmamos a importância da entrada da palhaça para a renovação da clownaria nos âmbitos criativo e estético. Visto que a presença do corpo feminino ocupa um espaço historicamente reconhecido como de palhaços homens, o conceito de arte da palhaçaria se expandirá na medida em que se legitime e se reconheça o feminino manifestado na cena clownesca.

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