Artigos

O picadeiro, a Educação Física e a inclusão: estratégias pedagógicas para ensino das atividades circenses para crianças com síndrome de down, TEA e TDAH/hiperatividade (pdf)

RODRIGUES, Alex Damasceno; RODRIGUES, Alexsandra Damasceno; RODRIGUES, Rayane Martins; BENTO-SOARES, Daniela. O picadeiro, a Educação Física e a inclusão: estratégias pedagógicas para ensino das atividades circenses para crianças com síndrome de down, TEA e TDAH/hiperatividade. Motrivivência, Florianópolis, v. 35, n. 66, p. 01-18, 2023.

 

RESUMO
Este estudo tem como objetivo apresentar quatro estratégias pedagógicas para ensino de atividades circenses para crianças com Síndrome de Down, TEA e TDAH/Hiperatividade, a serem exemplos de propostas pedagógicas que possam ser adaptadas por profissionais de Educação Física, estabelecendo relações entre o Circo, a Educação Física e a inclusão. Estrutura-se como um ensaio acadêmico, apoiando-se na literatura científica para sugestões na elaboração das estratégias pedagógicas. Foram desenvolvidas adaptações visando as potencialidades de cada tarefa, como o uso das cores e comunicação verbal para atenção, texturas, tamanhos, desuso dos sapatos para percepção sensorial, modificações nos materiais, auxílio com as mãos para hipotonia muscular e, por fim, estímulo à interação coletiva para socialização. A partir da análise das atividades propostas sob a ótica da inclusão, percebe-se que é papel do/a profissional de Educação Física integrar e incluir crianças no âmbito circense, levando em conta seus múltiplos benefícios para o desenvolvimento integral.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

Histórias do aqui e agora: cabaré e teatralidade circense

Silva

Participação social no campo da cultura e disputas simbólicas nas políticas culturais para o circo em Fortaleza (CE) (pdf)

giane

As alianças estratégicas no picadeiro da arte/negócio circense (pdf)

circon

Leave a Comment