Artigos

No vertiginoso picadeiro soviético (pdf)

Ferreira, Marcos Francisco Nery – “No vertiginoso picadeiro soviético”. REPERTÓRIO: Teatro & Dança, ano 13, número 15, 2010/2, pp. 17-24.

RESUMO: O desejo por uma arte nova e engajada na Revolução Socialista conduz a importantes reformas artísticas na Rússia no início do século XX. As idéias revolucionárias estimularam as transformações do espetáculo e das práticas artísticas não somente através de sua politização, como também pela busca de uma poética inovadora em conformidade com as aspirações da época. Desta maneira, as atividades circenses e teatrais participavam ativamente desta busca desenfreada, porém numa relação de confluência e hibridismo. O almejar de uma teatralização do teatro e o ideal de “homem novo” difundido pela vanguarda estão em consonância com as mudanças relativas ao picadeiro. É neste contexto que diversos artistas vão se apropriar das atividades do circo, numa relação de simbiose entre o palco e a pista. A este respeito, Vladimir Maiakóvski e Vsévolod Meyerhold são figuras significativas.
Palavras-chave: circo soviético; Vladimir Maiakóvski; Vsévolod
Meyerhold.

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

O picadeiro, a Educação Física e a inclusão: estratégias pedagógicas para ensino das atividades circenses para crianças com síndrome de down, TEA e TDAH/hiperatividade (pdf)

Daniel Lopes

“Água de lona” e “sangue de serragem” nos discursos de sujeitos circenses (pdf)

Silva

Mulheres na música dos circos brasileiros: narrativas, dimensões e pluralidade [endereço digital]

Silva

Leave a Comment