Teatro de Rua – Discursos, Pensamentos e Memórias em Rede

TURLE, Licko; TRINDADE, Jussara; GOMES, Vanéssia (organizadores) – Teatro de Rua – Discursos, Pensamentos e Memórias em Rede. Fortaleza: Aldeia Casa Viva, 2016.

O livro é a junção de textos de 21 artistas / pesquisadores de muitos grupos e universidades de artes do Brasil: Amir Haddad – RJ, Ana Maria Pacheco Carneiro – RJ,  Adailtom Alves Teixeira – SP, Alexandre Falcão de Araújo – SP, André Carreira – SC,  Edson Paulo Souza – SP,  Getúlio Góis – MG, Humberto Lopes – PB, Jhon Weiner de Castro – MG,  Jussara Trindade – RJ, Lara Matos  – SC, Licko Turle – RJ,  Lindolfo Amaral – SE, Mirtthya Guimarães – PB,  Narciso Telles – MG, Nonato Santos – RN, Osvanilton Conceição – BA, Pedro Bennaton – SC, Sandro de Cássio – SP , Toni Edson – SE, Vanéssia Gomes – CE.

O Grupo Teatro de Caretas apresenta TEATRO DE RUA: Discursos, Pensamentos e Memórias em Rede. O livro está organizado de forma a propiciar aos leitores (em especial aqueles artistas que atuam nos espaços abertos) os múltiplos olhares de algumas práticas/experiências artísticas realizadas pelos rueiros do Brasil que se transformaram em estudos, pesquisas, reflexões, registros históricos. De certa forma, ele é para nós uma práxis; ou seja, uma devolução teórica para retroalimentar a nossa prática como artistas-trabalhadores das ruas que somos. Os articulistas, que generosamente contribuíram com esta edição, são atores/ diretores integrantes de um ou mais coletivos ou grupos de teatro de rua de todo o Brasil. Alguns atuam também no ensino das artes, em instituições públicas e privadas, como artistas-docentes; outros aprofundam suas investigações no campo científico da pesquisa e da pós-graduação. Uma conquista para a multiplicação dos saberes e fazeres desta modalidade teatral, na permanente busca pelo fortalecimento das artes públicas no país. Ela é um verdadeiro e merecido presente para se comemorar, os 10 anos da RBTR e os  18 anos do Grupo cearense de teatro de rua, o Teatro de Caretas. Em novembro no Ceará o Grupo organizou um encontro nacional de teatro de rua tendo a presença de 210 pessoas ao longo de 5 dias de atividades em Fortaleza e Aquiraz. Tudo isso foi possível devido a FUNARTE – Fundação Nacional de Artes, o movimento Todo Teatro é Político, do Ceará (o primeiro, com recursos financeiros; e o segundo, com sua rede de articulações locais) e a Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, que respalda a arte pública de rua como um bem necessário para a população do Estado e em consequência para todo o Brasil, nos dando condições para a publicação deste livro e a produção de um vídeo documentário sobre o evento. Viva longa à Rede Brasileira de Teatro de Rua!

Related posts

Triste fim de Policarpo Quaresma

circon

Comicidade e Riso

circon

Carlos Alberto Soffredini – Serragem nas veias

circon