Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida (pdf)

Martins, Bene; Charone, Olinda; Maués, Marton (organizadores):  Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida (recurso eletrônico). Belém: Programa de Pós-Graduação em Artes/UFPA, 2019. – (Memória; 4 ).

Sendo um conceito polissêmico e tentacular, a dramaturgia afigura-se-nos como uma gigantesca hidra da qual irrompem múltiplas cabeças: um conceito hidra em cujo centro reside a função de estruturar, quer o texto dramático, de um ponto de vista mais tradicional, quer a globalidade dos materiais cênicos, numa perspectiva pós-brechtiana […] cada novo impulso artístico reformula o significado de dramaturgia, amplia-o e transforma-o, acrescentando-lhe uma outra ramificação, sem, contudo, anular os sentidos anteriores, ou seja, sem cortar as antigas cabeças. Por isso se trata de um conceito plural em que o contexto e a especificidade da sua prática determinam o seu significado particular.
Ana Pais

SUMÁRIO
Apresentação
Bene Martins …………………………………………………………………………………. 09
Autorretrato de uma dramaturgia: mito e história, cotidiano e violência
Nereide Santiago ……………………………………………………………………………. 11
A dramaturgia como disparador de acontecimentos conviviais
Victor Nóvoa ………………………………………………………………………………… 34
Circo-teatro e suas dramaturgias
Ermínia Silva ………………………………………………………………………………… 53
Criar a realidade do futuro através da dramaturgia do presente
Ricardo Cabaça …………………………………………………………………………….. 67
Esenumenkanto pata’se (Lugar de assistir algo) Dramaturgia criada nas
Aulas de línguas e culturas Macuxi e Wapichana .
Ananda Machado …………………………………………………………………………. 80
Dossiê espetáculos
Manifesto: Pauta Negra
Ingrid Gomes ………………………………………………………………………………. 96
A vingança de Ringo
Marton Maués ……………………………………………………………………………. 108
Curupirá .
Andréa Flores ……………………………………………………………………………. 117
Meu amigo inglês
Mário Zumba …………………………………………………………………………….. 131

APRESENTAÇÃO
Há quase uma década iniciamos o I Seminário de Dramaturgia Amazônida, cientes de que, ao numerar algo, compactuamos com a sina da continuidade. Pois bem, cá estamos com os resultados do IX Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida, realizado em maio/2019. Os seminários mantêm a finalidade de propor diálogos sobre dramaturgias, nas suas inúmeras especificidades ou numa espécie de “hidra de múltiplas cabeças”, conforme epígrafe, de Ana Cristina Nunes Pais. O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico. Este projeto teve início em 2009, com o compromisso de compor Acervo de peças teatrais do Pará, inicialmente. Desde então, tem sido renovado e, certamente, o será por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazônica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas e, ainda, os novos dramaturgos em constante processo de escrita.
(…)

Bene Martins

CLIQUE PARA LER ESTE LIVRO NA ÍNTEGRA

Related posts

O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico

circon

Palhaças na Universidade

Silva

Antenor Pimenta: Circo e Poesia: a vida do autor de: E o céu uniu dois corações

circon