Revista Palhaçaria Feminina 1º edição – 2012

Autor: Michelle Silveira da Silva (organizadora)

Editora: Palhaçaria Feminina

Ano: 2012

Edição: 1º Edição

Páginas: não informado

Onde Encontrar: Michelle Silveira da Silva: mulherespalhacas@gmail.com


Sinopse: 

No ano de 2009 fui convidada para participar do Esse Monte de Mulher Palhaça, encontro de comicidade feminina organizado pelas Marias da Graça no Rio de Janeiro. Este foi o meu primeiro contato com a questão de gênero ligada a palhaçaria. E quando tive consciência da importância de ser uma mulher palhaça, do significado que a união destas duas palavras poderia gerar, logo pensei em fazer algo para materializar esta minha descoberta e foi então que surgiu a ideia da criação do Blog das Mulheres Palhaças, reunindo as palhaças que eu havia conhecido no Rio de Janeiro e mais palhaças que eu já conhecia. Os contatos na sua maioria foram realizados via internet e hoje o blog conta com 137 seguidores e 130 palhaças brasileiras cadastradas.
No entanto, descobrir, conhecer, reunir, cadastrar, divulgar a existência e o trabalho destas palhaças, não bastava. Era preciso algo que fosse um pouco, além disso, e este além poderia ser simplesmente a alegria e o encantamento de se ver numa publicação, poder mostrá-la com orgulho do seu ofício e ver as palhaças reunidas e se sentir parte do todo, potencializando assim o seu próprio ofício e então ter a sensação de que se está no caminho certo.
Foi a partir desta motivação que comecei organizar a publicação da revista, que surge como uma colcha de retalhos a montar um mosaico de imagens, depoimentos, memórias e experiências significativas para as palhaças que nela desfilam.
O intuito da revista é servir como mais um instrumento de apoderamento das mulheres palhaças do Brasil juntamente com a rede de Festivais e Encontros Internacionais de Palhaças no país que tem fortalecido muito a produção de artistas cômicas do Brasil e exterior. Cada palhaça reflete nos textos relatados, suas ânsias, seus desejos, suas vitórias e sua construção de forma muito particular.
A primeira edição com muitas fotos e alguns textos, caracteriza-se por ser uma mostra do trabalho das palhaças representantes de todas as regiões do país. Para as próximas edições pretendemos aprofundar nosso pensamento sobre o humor, sobre o humano, sobre o feminino e o masculino fluindo em cada uma de nós, refletir sobre as nossas influências, nossos estilos, nossos espaços de atuação, nossos propósitos, nossos questionamentos e nossa sensibilidade.
A revista Palhaçaria Feminina com 36 páginas coloridas e com 90 palhaças, foi lançada primeiramente em Florianópolis no dia 13 de setembro, em parceria com o SESC Prainha na Programação do Festival SESC Palco Giratório e na seqüência foi lançada no Recife no I Festival Internacional de Palhaças do Recife – PalhaçAria e em Brasília no III Encontro de Mulheres Palhaças de Brasília em outubro.
Texto de Michelle Silveira da Silva – Palhaça Barrica, publicado no Blog mulherespalhaças

Compõe a revista textos de:
Genifer Gerhardt, Cia Traço de Teatro, Trompas de Falópio, Florencia Santangelo, Gena Leão, Vanderléia Will, Michelle Silveira da Silva, Manoela Castelo Branco, As Marias da Graça, Nara Menezes e Driely Alves.

 

 

Related posts

Teatro de revista no Brasil: das origens à I Guerra Mundial

circon

Arquitetura do espetáculo: teatros e cinemas na formação da Praça Tiradentes e da Cinelândia

circon

Clifford no Circo

circon

Leave a Comment