História, teatro e política (eBook Kindle e capa comum)

PARANHOS, Kátia R. (org.). História, Teatro e Política. Editora: Boitempo, 2012.

 

 

 

 

 

Sinopse: Com uma abordagem que transpassa história e teatro, o livro organizado por Kátia Paranhos contribui para a pesquisa na área das ciências humanas tanto com uma discussão sobre teoria e fontes documentais quanto com análises das complexas relações entre leitor e história, ficção e vida.

Na apresentação da obra, Kátia discute como a redefinição do campo de ação do pesquisador contemporâneo leva o texto teatral a ser entendido como mais um elemento constitutivo com o qual se trama o fio da história, e não como documento central de suas reflexões. O que não significa banir o texto teatral desse espectro de discussão, mas compreender o fato teatral como uma rede de relações dinâmicas que transitam entre a semiologia, a história, a sociologia, a antropologia, a técnica e a arte, a representação e a política.

“A atividade teatral dialoga com outros campos do fazer artístico e, assim, é lógico que se incentive uma história que dê conta das relações verificadas dentro e ‘fora’ do fenômeno teatral.”

A organizadora cita vários exemplos. Martine de Rougemont, cujo trabalho sobre a história do teatro francês no século XVIII se tornou referência ao investigar e sistematizar pela primeira vez vários aspectos da vida teatral; Jean Duvignaud, que traça o perfil sociológico do ator a partir das sociedades monárquicas em Sociologia do comediante; Denis Guénoun, ao analisar o público, a arquitetura teatral, o autor e o ator para destacar as possibilidades e o caráter multifacetado do teatro; e Roger Chartier, autor do artigo “Editar Shakespeare”, que abre a coletânea e trata da materialidade do texto shakespeariano, da encarnação textual e da passagem das estruturas linguísticas da obra para as formas materiais que a tornam disponível, ou seja, as formas gráficas e materiais como formas significativas.

“Teatro é História, ou é a história em ato. A história é teatro, ou só pode ser entendida e narrada nesses termos. Por isso é sempre fundamental que os historiadores e cientistas sociais vejam o teatro como seu objeto. E isso ainda é raro”, afirma o professor Francisco Alambert, do Departamento de História da Universidade de São Paulo. ”Este livro é um belo descortinar de atos para se entender o fenômeno teatral em suas mais alucinantes e ricas possibilidades”.

Os artigos presentes na coletânea abordam temas variados, como o teatro na Rússia revolucionária ou no Brasil do golpe militar; artistas admiráveis, como Hélio Oiticica e Lina Bo Bardi, que tiveram como fonte para seu trabalho a cena teatral; e a influência do teatro na linguagem dos historiadores e nas antigas narrativas, como a de Tucídides sobre o Peloponeso e a de Maquiavel em O príncipe.

Os textos reunidos neste livro têm origens diversas que, entretanto, se relacionam diretamente. Seu objetivo é oferecer ao leitor um quadro inicial de discursos teatrais deslocados, subjugados e não iluminados pela crítica. A obra abrange, portanto, o fenômeno teatral em toda a sua amplitude, procurando fazer convergir teoria e prática teatral – os textos e as edições, a política, a dramaturgia e os dramaturgos, as experiências cênicas –, levando em consideração as várias escolas de pensamento que fundamentam as diversas práticas teatrais. A edição contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Além de ensaios da própria organizadora, o livro conta com a colaboração de Roger Chartier, Maria de Lourdes Rabetti, Paulo M. C. Maciel, Luciana Montemezzo, Vera Collaço, Evelyn Furquim Werneck Lima, Edelcio Mostaço, Maria Sílvia Betti, Mirna Aragão Medeiros, Victor Hugo Adler Pereira, Adalberto Paranhos e Catarina Sant’Anna.

Para Izaías Almada, História, Teatro e Política chega em muito boa hora. Hora em que a política cultural dos últimos dez anos de governos com forte sustentação popular exige constante atenção e aprofundamento em sua aplicação. Exige conhecimento e reflexão.”  – Leia a resenha completa, escrita para a Revista Pitágorasaqui.

Disponível em versão eletrônica (ebook)

Related posts

A SAGA DE CELINA: palco, picadeiro e rádio na trajetória de uma atriz nordestina

Silva

Imagens da educação no corpo. Estudo a partir da ginástica francesa no século XIX

circon

Arts du cirque: esthétiques et évaluation

Silva

Leave a Comment