Abracadabra – História da Mágica e dos Mágicos

Autor: Rossini

Editora: Clube de Autores

Ano: 2014

Edição: 1º Edição

Páginas: 270

Onde Encontrar: clubedeautores


Sinopse: 

Abracadabra – História da Mágica e dos Mágicos é um passeio pela história de uma das mais antigas artes. Sua história se mescla com a história das civilizações, das invenções que mudaram o mundo e com as aventuras dos artistas que há milênios fazem do ilusionismo uma das artes mais intrigantes e encantadoras. Uma história que começa com as primeiras percepções de mágica, no tempo das cavernas, passa por poderosos faraós e seus mágicos, inscrições em civilizações antigas e uma longa tradição de sábios e seus segredos voltados para o ilusionismo. Uma surpreendente história que passa por cientistas, sábios, santos e papas, inquisidores, caçadores de bruxas e gênios da humanidade como Leonardo da Vinci. Os mágicos deixaram para a humanidade um longo legado de invenções e contribuições para a civilização, saiba quais foram, nesse livro tão cheio de surpresas como um espetáculo de mágica.

– O texto abaixo trata-se de um e-mail entre o autor e Erminia Silva, que junto com Daniel Lopes solicitaram ao mesmo a possibilidade de publicá-lo na íntegra, pois acreditamos que o conteúdo é um excelente release de apresentação da obra. Rossini nos autorizou e publicamos na íntegra.

“Olá Ermínia. Tudo bom?

Obrigado pelo contato e por compartilhar a alegria desse momento… Segue abaixo (e em anexo) os dados que solicitou. Agradeço pela divulgação no Portal Circonteúdo e creio que em breve estarei em Campinas quando pretendo visitar novamente o grupo Circus. Mande o meu abração a todos e espero que minha ida aí seja o quanto antes para compartilharmos detalhes da pesquisa para o livro.
Acredito que ele tenha o sucesso necessário para que eu possa continuar escrevendo. Os resultados desse livro foram além do plano inicial, pois fui em busca de fontes primárias, documentos de época, estudo de fontes científicas fora do campo da historiografia mágica e o resultado foi a releitura de muita coisa que se tinha como consagrada na historiografia, mas quando fomos em busca de caminhos próprios encontrei coisas bem legais.
Também consegui contextualizar o avanço da mágica e sua estruturação como linguagem até chegar ao formato com a qual a conhecemos.
Fora que tem muita coisa de endoidar… As mágicas que os indios faziam, o processo de desconstrução da figura do pajé pelo colonizador, a forma como a mágica criou e desenvolveu aquilo que hoje cjamamos de Ciência. Papas que foram mágicos (um deles até soltava relâmpagos pelas mãos)… Uma releitura do que se dizia da mágica na Idade Média (na verdade foi uma época bem interessante, pois ao contrário do que se escreve os problemas vieram na Idade Moderna, em decorrência de fatores como a invenção da prensa móvel… Enfim… Curti demais todo esse processo e no final cheguei a algo que faz sentido, não sendo apenas um conjunto de recortes. Bom… espero que você curta ler tanto o quanto eu curti escrever.

Grande abraço,

Rossini”

 

Related posts

O império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro, 1830-1900

circon

Introdução a pedagogia das Atividades circense v.2

circon

Centro de Memória do Circo

Silva

Leave a Comment