Antecedentes Arquitetônicos – século XVIII

Parma, Grand Théâtre, balê Le Nozze di Nettuno, Biblioteca palatina di Parma Dança a cavalo, 1728

Em 1728, foi construído o Grande Teatro de Parma Observe-se que a estrutura arquitetônica tem um formato de ferradura, definindo a disposição das arquibancadas. Na base da ferradura há um palco de teatro. Esse dispositivo permitia desempenhar diversas cenografias para festas e festivais. No gramado ou arena eram realizados os espetáculos eqüestres. A combinação palco e arena, teatro e espetáculos de cavalos se darão por todo a Europa. Nesse, em particular, temos a representação de cavalos e cavaleiros realizando uma dança Le Nozze di Nettuno, adaptações de músicas, peças teatrais, poesias, literatura, grandes batalhas, contos infantis, serão a tônica das representações dos grupos – artistas e cavaleiros – que se fundiram no final desse mesmo século, perto de 50 anos depois desse quatro, em 1770, que se denominaram circenses.

Fonte da imagem: Dupavillon, Christian – Architectures du cirque – des origines à nous jours. Paris: Éditions du Moniteur (Groupe Moniteur), 2001, p. 17.

Related posts

Troupe de acrobatas de Astley

circon

Diversidade artística no século XVIII

circon

Visão externa e interna – Anfiteatro Astley – 1777

circon