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Habilidades pedagógicas e o cálculo do risco prudente para a criação de números aéreos participativos – um relato de experiência (pdf)

MENDONÇA, Gabriel Coelho; LIGNELLI, César. “Habilidades pedagógicas e o cálculo do risco prudente para a criação de números aéreos participativos – um relato de experiência”. Brasília: UNB. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes, UNB; Doutorando; Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes, UNB; Professor Adjunto IV. IN: Anais – X Reunião Científica ABRACE – v. 20, n. 1 (2019) – GT CIRCO E COMICIDADE

RESUMO: No espetáculo circense “Causos de Voos e Risco” são realizados dois números aéreos participativos, ou seja, dois números de técnicas aéreas circenses realizados por voluntários da plateia que contracenam com o acrobata aéreo criador do espetáculo. Um cruzamento raro entre duas ferramentas muitos comuns na linguagem circense, números aéreos e números participativos. Neste trabalho, em um paralelo com a metáfora do Jogo de Xadrez, de Chacovacci, o acrobata aéreo autor do espetáculo destaca momentos vividos durante o período de realização dos ensaios abertos previstos como etapa do processo criativo dos referidos números e espetáculo para discutir acerca do desafio de envolver um voluntário sem treinamento prévio em um número de habilidades circense que envolve risco físico. Percebe-se, ao final, que a experiência docente desenvolveu neste artista habilidades relacionais e técnicas que foram imprescindíveis para a atuação cênica e a condução prudente do participante voluntário em uma aventura
cênica que envolve risco físico.
PALAVRAS-CHAVE: Números interativos. Risco. Circo. Técnicas aéreas.

ABSTRACT: In the circus spectacle “Causos de Voos e Risco” two aerial participative acts are performed, in other words, volunteers from the audience do two acts of aerial-circus technics with the aerial acrobat creator of the spectacle. A rare link between two very common tools in the circus language, aerial acts and participative numbers. In the present work, in a parallel with the Chess Game, from Chacovacci, the aerial acrobat creator of the spectacle highlights moments lived through the period when the open rehearsals were
realized as a stage of the creative process of the referred acts and spectacle to discuss about the challenge of involving a volunteer without previous training into a number of circus abilities which involves physical risks. It is noted, at the end, that the teaching experience developed in this artist relational and technical abilities that were indispensable to the scenic acting and the carefully conduction of the volunteer in a scenic adventure which involves physical risk.
KEYWORDS: Interactive acts. Risk. Circus. Aerial techniques.

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