Artigos

Dando língua/texto para a experiência vivida

SILVA, Erminia – “Prefácio” do livro: Robleño, Rodrigo: Viralata: o palhaço tá solto! Belo Horizonte: Editora Gulliver, 2015

Dando língua/texto para experiência vivida.

Conheci o Rodrigo Robleño através de suas escritas, sempre deliciosas de se ler e degustar. Este livro não é diferente: percorrer suas páginas, suas entrelinhas, fotos, caminhos e existências vivi- das nos faz desejar lê-lo, como o saborear de um bom vinho tinto (ou a bebida que preferirem). Para mim, assim como o vinho, as narrativas das trajetórias de Rodrigo/Viralata revelam produção de vida que a cada momento produz mais vida, experiências, sabores e dúvidas, que geram tudo de novo. E, como o vinho, tudo isso necessita de um longo período de maturação e formação.

E assim vai se produzindo artista, e assim vai se produzindo palhaço, que em nenhum momento pode ser pensado como só um eu, mas um eu-nós, e singular, sempre se constituindo como plural, como coletivos, não “um sobre” pois é “um com”. Por isso, saboreá-lo é entrar em contato com os encontros marcados em seu corpo vibrátil de vários outros e de suas histórias, agora expressos em um Rodrigo/Viralata.

Há uma preocupação séria no livro, que também é minha e declaro em todas as minhas salas de aula: nunca transforme um autor e um texto em receita para a vida, como se neles estivessem escritas todas as “verdades” que lhe serão fundamentais. Todas as produções são momentos nos caminhos de quem os escreveu, com diálogos e debates dos autores com seus pares. Aqui, os gerúndios cabem bem, pois as vidas são redes complexas de trocas e estão se produzindo/transformando sempre, em ato. Rodrigo Viralata dá texto hoje para as suas experiências vividas sempre.

CLIQUE PARA LER ESTE TEXTO NA ÍNTEGRA

CLIQUE PARA VER ESSA PUBLICAÇÃO NO LINK LIVRARIA DESTE SITE

Related posts

Diversidade poéticas e dramatúrgicas e os “contemporâneos” possíveis (pdf)

Silva

Treinamento acrobático circense: o risco e a queda imaginária no empoderamento de artistas da cena (pdf)

Silva

As setas longas do palhaço (pdf)

circon

Leave a Comment