Artigos

Comicidade: do “corpar” clownesco como princípio móvel, flexível, risível e espontâneo na (des) formação do ator (pdf)

Wuo, Ana Elvira – “Comicidade: do “corpar” clownesco como princípio móvel, flexível, risível e espontâneo na (des) formação do ator”. IN: Uberlândia (MG): Ouvirouver , v. 9, n. 1, p. 108-116 jan.|jun. 2013

RESUMO: O presente artigo aborda os indícios à investigação da comicidade corporal evidenciando o estilo clownesco como perspectiva criativa e risível para a formação do ator. No entanto, basta adentrar uma averiguação mais apurada na área da comicidade que serão observados pontos qualitativos relacionados a uma prontidão integrada e associada ao impulso criativo, envolven­do uma mescla de encontros com o inusitado improviso de situações relacionadas a aspectos da vaidade humana. A comicidade é um atributo da corporeidade imanente à manifestação da quebra de regras, da transgressão do si mesmo, desformando o ser social e o conceito duro (seriedade) em detrimento da compreensão de um princípio móvel e flexível, potencializando e corporificando saberes cômicos transgressores, para que não se leve tão a sério e criativa­mente torne-se um ator ridente, franco e espontâneo.

PALAVRAS-CHAVE: Ator, clown, comicidade, corpo, formação, risível.

ABSTRACT: This article discusses the evidence to the comicality body of research demonstrating the clown style as creative and laughable for the formation of the actor perspective. However, simply enter a more thorough investigation in the area of comedy that qualitative points related to an integra­ted and linked to the creative impulse readiness will be observed, involving a mix of encounters with the unusual impromptu situations related to aspects of human vanity. The comic is an attri­bute of immanent corporeality to the manifestation of breaking rules, the transgression of him­self, shapeless social being and hard concept (seriousness) at the expense of understanding of a mobile and flexible principle, empowering and embodying transgressors comic knowledge to not take yourself so seriously and creatively become a laughing , frank and spontaneous actor.

KEYWORDS: Actor, clown, comic, body, formation, laughable.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

 

Related posts

Circo-teatro no semiárido baiano (1911-1942) (pdf)

circon

Presentes no espetáculo, ausentes na história [endereço digital]

Silva

Os caminhos do palhaço

circon

Leave a Comment