Artigos

Circofitness®: proposta pedagógica de trabalho com as acrobacias das atividades circenses (pdf)

TUCUNDUVA, Bruno Bath Pinto; PELANDA, Pedro Emílio de Lima. “Circofitness : proposta pedagógica de trabalho com as acrobacias das atividades circenses”. In: VI Forum Internacional de Ginástica Geral, 2012. Campinas: Anais do VI Forum Internacional de Ginástica Geral, 2012. p. 319-326.

A acrobacia é uma prática que acompanha as manifestações da linguagem corporal do ser humano desde tempos imemoriáveis. Essa prática possui uma rica herança cultural e uma manifestação extremamente fértil nas artes circenses, sendo esse um nicho interessante de ser explorado pela educação física. Descreve-se a atividade intitulada Circofitness®, desenvolvida pelo Circocan – International School of Circus, em sua atuação no município de Curitiba, Paraná, Brasil. O Circofitness® é uma prática que trabalha as acrobacias das atividades circenses como um método de condicionamento físico e ampliação da cultura corporal de movimento. A atividade busca desenvolver a corporeidade do aluno em um contexto de atuação profissional do educador físico que responde a uma demanda de mercado por práticas corporais alternativas para a promoção da saúde. Dessa forma, o Circocan desenvolveu a modalidade se fundamentando no conceito de acrobacia de Peignist, 2009, e Hauw, 2010. Esses autores indicam a acrobacia como uma forma de exploração das capacidades de domínio do corpo, possuindo uma característica de esforço corporal singular. Apresenta-se o Circofitness® como uma opção de acesso ao conteúdo acrobático das atividades circenses, sendo essa uma possibilidade de popularização e difusão do circo na educação física. Com o intuito de contribuir para a discussão das formas de apropriação das artes circenses na área da educação física, apresentam-se a estrutura pedagógica que sistematiza a atividade e o modelo geral de aulas de Circofitness®.

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

A pantomima e o teatro de feira na formação do espetáculo teatral: o texto espetacular e o palimpsesto (pdf)

circon

El clown, lo cómico y el más allá (pdf)

Silva

A construção das relações sociais na perspectiva de artistas circenses (pdf)

Silva

Leave a Comment