Artigos

A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930 (pdf)

BESSA, Virgínia de Almeida. A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930. Revista História, São Paulo, n. 179, p. 01-33, 2020.

Resumo: O artigo analisa o silêncio de Mário de Andrade em relação ao teatro musicado. Como entender que o mesmo autor que dedicou tanta atenção a outros importantes veículos culturais da época, como o disco, o cinema mudo e a partitura impressa, tenha se calado diante do teatro de operetas, burletas e revistas, um dos principais divertimentos públicos de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930? A análise de textos jornalísticos, poéticos e programáticos do autor, um deles um autógrafo inédito, revela que tal silêncio só se configurou a partir do final dos anos 1920, quando a estruturação de um mercado de bens culturais e a forte presença italiana na vida musical e teatral da cidade passaram a ser vistas como uma ameaça ao projeto de construção de uma música a um só tempo artística e nacional.

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

Uma estória que precisa ser contada! A migração de artistas circenses por um viés cultural e econômico

circon

Circo Teatro Guaraciaba

circon

El arte como herramienta de intervención social entre jóvenes en la ciudad de Buenos Aires. La experiencia de “Circo Social del Sur” (pdf)

circon

Leave a Comment