A tentativa do impossível: a arte mágica como matéria poética da cena teatral (pdf)

HARADA, Ricardo Godoy. A tentativa do impossível: a arte mágica como matéria poética da cena teatral. 298 f. Tese (Doutorado).Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes, 2012.

 

Resumo: A presente pesquisa objetivou estudar, fundamentar e desenvolver uma poética cênica singular, resultante da articulação de duas formas espetaculares distintas: a arte mágica e a arte teatral. Para isto, foi necessário realizar um estudo introdutório da arte mágica, com o fim de identificar seus traços específicos, recorrentes em sua gênese ao longo da história, bem como estabelecer sua especificidade enquanto uma forma espetacular autônoma. Esta tese analisa a problemática decorrente do encontro e da articulação entre ambas as artes, centrada na incompatibilidade entre os aspectos específicos de cada uma. Partindo dos conceitos discutidos, são apresentados exemplos concretos, visando superar a dicotomia entre a performatividade da arte mágica e a teatralidade do teatro, levando em consideração a complexidade e heterogeneidade de ambas as artes. O percurso artístico do autor é utilizado como estudo de caso, expondo os procedimentos e as soluções de ordem poética encontradas no decorrer de dez anos de experimentações. Esta poética singular é resultante do deslocamento da finalidade da arte mágica tradicional – centrada no entreter por meio da simulação do impossível – para a produção da suspensão estética no espectador. O acontecimento teatral deixa de ser um espaço de representação, tornando-se símbolo, ou seja, uma matriz de intelecções

Related posts

O trágico alegre e a afirmação da vida na poética do palhaço : exercícios e composições clownescas (pdf)

Daniel Lopes

O velho e o novo circo: Um estudo de sobrevivência organizacional pela preservação de valores institucionais (pdf)

circon

O arquétipo da sombra, a arte e a educação de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidades: introdução a uma vida não violenta (pdf)

Daniel Lopes