Artigos

A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930 (pdf)

BESSA, Virgínia de Almeida. A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930. Revista História, São Paulo, n. 179, p. 01-33, 2020.

Resumo: O artigo analisa o silêncio de Mário de Andrade em relação ao teatro musicado. Como entender que o mesmo autor que dedicou tanta atenção a outros importantes veículos culturais da época, como o disco, o cinema mudo e a partitura impressa, tenha se calado diante do teatro de operetas, burletas e revistas, um dos principais divertimentos públicos de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930? A análise de textos jornalísticos, poéticos e programáticos do autor, um deles um autógrafo inédito, revela que tal silêncio só se configurou a partir do final dos anos 1920, quando a estruturação de um mercado de bens culturais e a forte presença italiana na vida musical e teatral da cidade passaram a ser vistas como uma ameaça ao projeto de construção de uma música a um só tempo artística e nacional.

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

Circo e revolução: arte e educação proletária na cena russa no início do século XX (pdf)

Silva

I Festival Internacional de Artes Cênicas do Ceará – O circo tem o palco do TJA como picadeiro dentro do Zona de Transição.

circon

Psicologia, palhaçaria e psicodrama: construção coletiva de aprendizados e intervenções (pdf)

Silva

Leave a Comment